Grávida vítima de incêndio em fábrica segue internada no Centro de Tratamento de Queimados em Manaus
06/08/2025
(Foto: Reprodução) Incêndio em polo industrial de Manaus já dura mais de 30 horas
Letícia Gomes do Nascimento, de 26 anos, única vítima do incêndio de grandes proporções que atingiu as fábricas Effa Motors e Valfilm da Amazônia, no Distrito Industrial 2, Zona Leste da capital, na terça-feira (5), segue internada no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, em Manaus.
Trabalhadores relataram que o fogo teria começado após faíscas de solda caírem em um produto químico na linha de produção da Effa Motors, responsável pela produção de caminhões de pequeno porte. Cem veículos estavam no local. O fogo se espalhou e atingiu a área destinada à Valfilm.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Grávida de dois meses, Letícia foi resgatada por colegas de trabalho antes da chegada do Corpo de Bombeiros. Ela foi levada inicialmente ao Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, onde recebeu os primeiros atendimentos, passou por avaliação clínica, fez ultrassom e foi medicada.
Após estabilização, a paciente foi transferida para o CTQ do 28 de Agosto. No local, passou por cirurgia de desbridamento em membros superiores e inferiores. Segundo o hospital, as queimaduras atingiram cerca de 44% do corpo.
De acordo com boletim médico, Letícia está consciente, tranquila, com sinais vitais dentro da normalidade e respira sem a ajuda de aparelhos.
“Quero que meu bebê cresça saudável e, um dia, eu possa contar esse testemunho na igreja. Vai ser difícil esquecer, mas sou grata por estar viva”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
Veja antes e depois de fábrica de veículos ser consumida por incêndio de grandes proporções em Manaus
VÍDEO: Incêndio de grandes proporções atinge fábrica de veículos na Zona Leste de Manaus
Funcionários gravam incêndio em fábrica em Manaus e correm para fugir das chamas; VÍDEO
Incêndio dura mais de 24 horas
O incêndio que consome os galpões das fábricas no Polo Industrial da capital amazonense, continua ativo. O fogo começou por volta do meio-dia de terça-feira (5) e já ultrapassa 24 horas de duração.
Segundo o Corpo de Bombeiros do Amazonas, 200 homens trabalham no local. As chamas estão controladas e confinadas, ou seja, não há risco de propagação para outras áreas. No entanto, ainda não foram extintas e o fogo segue intenso. Uma pessoa ficou ferida, e os danos materiais seguem sendo avaliados.
Veja local onde incêndio de grandes proporções atingiu fábrica de veículos na Zona Leste de Manaus.
g1
Bombeiros passam a usar espuma sintética no combate
Diante da resistência das chamas, os bombeiros passaram a usar espuma sintética para reforçar o combate ao fogo. De acordo com o subcomandante de operações do Corpo de Bombeiros, coronel Helliton Borges, a principal dificuldade enfrentada pela equipe é a presença de materiais altamente inflamáveis nos galpões.
Durante a madrugada, drones foram utilizados para mapear a área e auxiliar na estratégia de contenção.
Incêndio em fábrica de Manaus segue intenso e bombeiros devem continuar combate durante a madrugada.
Divulgação
“O fogo está controlado e confinado. As chamas não estão extintas como é possível observar, mas não há risco de propagação”, afirmou o coronel.
A Effa Motors declarou que ainda não tem a real dimensão dos prejuízos, mas que as autoridades seguem no local, acompanhando os desdobramentos e adotando medidas de segurança.
A Prefeitura de Manaus e outros órgãos ambientais já tratam o caso como um desastre ambiental, diante da queima de material contaminante e dos riscos à saúde pública e ao meio ambiente.
Incêndio em fábricas em Manaus dura mais de 24 horas